Menu

Você sabia? Os Cirurgiões-dentistas podem aplicar Botox!

0 Comentários

O Plenário do CFO (conselho federal de odontologia) autorizou no dia 01/09/2016, os cirurgiões-dentistas a utilizarem a toxina botulínica e os preenchedores faciais para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos. O uso estético dessas substâncias deve ter como finalidade a harmonização facial em sua amplitude. (Fonte: portal CFO) O Botox é um agente paralisante neuromuscular temporário. Usado na Odontologia para fins terapêuticos e estéticos como:

  • Bruxismo
  • Sorriso gengival
  • Distonias
  • Hipersalivação
  • Prevenir rugas
  • Suavizar rugas

É um procedimento feito em consultório, de uma maneira simples, com poucas contra indicações (gestantes e alérgicos a ovo devem evitar esse tratamento) sendo seu resultado muito satisfatório para os pacientes. O Botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é indicado para rejuvenescimento facial em situações que necessitamos melhora do contorno e volume. Algumas contra indicações como diabetes e gravidez devem ser informadas e levadas em conta. Ele é um preenchedor biodegradável absorvido pelo organismo de duração temporária. Ele pode ser aplicado em vários locais do nosso rosto para suavizar as linhas de expressão como no bigode, área acima do lábio superior, lábios entre outros.

Dra. Fernanda Da Broi / CRO 19749

Especialista em Endodontia pela UFRGS

Atualização em Protese e Reabilitação oral sobre dentes e Implantes pelo CEAO Atualização sobre Ácido Hialurônico e Toxina Botulínica na Odontologia pela Sobracom