Menu

Você sabe tudo sobre as cáries?

0 Comentários

A cárie é uma doença que causa a desmineralização do dente, ou seja, perda de estrutura dentária.

Ela ocorre quando temo uma dieta rica em doces e uma higiene bucal incorreta e deficiente. Quando não removemos os restos alimentares adequadamente, propiciamos a formação do biofilme, que é um acúmulo de bactérias. Essas bactérias, principalmente na presença de sacarose, produzem ácidos que em contato com os dentes, causam a desmineralização.

O primeiro sinal visível da lesão cariosa é uma mancha branca opaca que, se não for controlada, evoluirá para uma cavidade. Nesse estágio inicial, podemos paralisar a progressão da doença usando flúor e reforçando a higiene bucal.

Caso isso não ocorra, a lesão de cárie aumentará, provocando dor e podendo evoluir até atingir a polpa dentária, que é o nervo do dente. Tornando-se necessário, então, o tratamento de canal.

Portanto, para a prevenção da cárie é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada, com pouco consumo de açúcar, respeitando o intervalo entre as refeições, evitando as “beliscadas”. Fazer uma correta escovação, com o uso de uma escova dental macia, utilizando sempre uma pasta fluoretada e usando o fio dental. O fio dental tem como função, remover as partículas de alimento e placa que ficam entre os dentes que a escova não é capaz de limpar.

Por fim, é fundamental fazer visitas periódicas ao dentista, para que ele possa prevenir e identificar eventuais problemas de saúde bucal, orientando corretamente o tratamento.

Todas as informações contidas neste post, foram cedidas pela dentista Gisele Simões Martins da Silva, CRO 12621, Especialista em Odontopediatria.

Para saber mais, clique aqui e baixe o nosso eBook sobre Cáries.