Menu

Saúde Bucal na Infância

0 Comentários

O hábito de escovar os dentes deve ser estimulado desde cedo, é a partir dos dois anos de idade que a criança passa a desenvolver os costumes que irão perdurar pela vida toda.
Muitas vezes essa não é uma tarefa fácil, pois os pequenos são resistentes ao ato de escovar os dentes, nessa hora cabe aos pais o papel de estimular e conscientizar sobre a importância da higiene bucal.


Listamos algumas maneiras de tornar esse momento mais agradável para os pequenos.

- Dê o exemplo:
Muitas vezes as crianças querem imitar os mais velhos, por isso é importante que o exemplo venha dos pais. Faça a escovação completa na frente das crianças, demonstrando o quanto esse hábito pode ser divertido e prazeroso. Esse estímulo fará com que a criança comece a compreender a importância de cuidar da sua própria saúde bucal.

- Incentive a escovação:
Existem várias maneiras de estimular as crianças a escovarem os dentes, é possível encontrar jogos, vídeos, brinquedos, livros e até mesmo aplicativos de celular que incentivam a escovação nas crianças.

- Transforme a hora de escovar os dentes em um momento divertido:
A hora de escovar os dentes não precisa ser visto apenas como uma obrigação durante o dia. Torne o momento agradável, cante, dance, use a criatividade. O importante é despertar o prazer da criança e mostrar os benefícios dos cuidados com a saúde bucal, como dentes bem cuidados e fortes, e a sensação refrescante na boca logo após escovar os dentes. 

- Ambiente Adequado:
Nunca coloque uma criança em cima do vaso sanitário na hora de escovar os dentes, além do risco de acidentes, isso pode impedi-la de escovar os dentes corretamente, por medo de cair ou machucar-se tentando alcançar a torneira na hora de enxaguar a boca.
O ideal é ter um local de apoio firme, como um banco ou escadinha, para que a criança consiga escovar os dentes e alcançar a pia com segurança.

- Seja consciente:
Não assuste seu filho com histórias sobre o “monstro da cárie” ou que ele vai ao dentista para tomar injeção, isso é um erro grave, e pode gerar traumas e consequentemente vir atrapalhar a saúde bucal da criança no futuro.
Explique que ir ao dentista não é um ritual de tortura, mas sim um momento importante para cuidar do sorriso e dos dentes.

- Consulte um Odontopediatra: 
Leve seu filho ao Odontopediatra, ele é especialista em promover saúde bucal nas crianças, estimulando desde cedo os cuidados que serão levados pela vida inteira. O tratamento com crianças requer um cuidado especial e maior atenção psicológica do profissional com o manejo de crianças durante a consulta. 

Fonte: www.minhavida.com.br 

A Soprevi possui diversos odontopediatras credenciados e prontos para cuidar do sorriso da criançada.

Clique aqui para conhecer os nossos planos.