Menu

Saiba tudo sobre Gengivite e Periodontite

0 Comentários

A boca é um local repleto de bactérias e por isto, quando não higienizada corretamente estes resíduos podem formar placas bacterianas. Estas placas, podem se transformar em uma Gengivite, que por sua vez quando agravada, pode se tornar uma Periodontite.

O que é Gengivite?

É uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana. A placa bacteriana ou biofilme é uma fina película de bactérias que se forma na superfície dos dentes quando a higiene bucal não é realizada de forma adequada.

Causas: A causa mais comum é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacterina nos dentes e gengiva.

Sintomas: inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, exsudato e sangramento espontâneo ou durante o uso do fio dental.

O que é Periodontite?

Quando não tratamos a gengivite, ela pode evoluir para a periodontite, que é a doença que compromete todos os tecidos de sustentação dos dentes, provocando reabsorção irreversível do osso e fibras ao redor do dente, retração da gengiva e consequentemente mobilidade e perda dentária.

Causa: A periodontite sempre é precedida pela gengivite não tratada, apresentando um grande componente genético, por isso é muito importante prestar atenção na história familiar do paciente.

Sintomas: além dos sintomas da gengivite, o mau hálito, reabsorção óssea, retração de gengival, bolsas periodontais e em casos mais graves mobilidade dentária.

Todas as informações deste post foram cedidas pela dentista Daniela Poletto, CRO 11246, Especialista em Periodontia.

Para saber mais, clique aqui e baixe o nosso eBook sobre Gengivite.