Menu

Os riscos da respiração bucal

0 Comentários

Respirador bucal, é o paciente que respira predominantemente pela boca. Pode parecer um hábito inofensivo, mas respirar pela boca pode gerar muitos problemas para o indivíduo. 

Causas da respiração bucal: as possíveis causas de uma respiração pela boca são diversas, como: obstrução das vias aéreas superiores, desvio de septo, adenoides aumentadas, cornetos inflamados, rinite, asma, entre outros motivos. 
 
Se o paciente for criança, a respiração tende a provocar algumas alterações, como: mordida cruzada posterior, devido à diminuição da largura da maxila (atresia) e aumento da profundidade da mesma, má posição dos dentes, postura baixa da língua, possíveis olheiras, além de rosto fino e nariz estreito. 
 
Com o passar do tempo, a respiração bucal traz diversos hábitos ao paciente, que podem ser prejudiciais: 
- Os lábios tendem a ficar entreabertos e ressecados;
- A postura corporal também pode ficar comprometida, tendendo à inclinação dos ombros e cabeça estirada para frente;
 
Confira mais informações sobre causa, riscos e tratamentos para a Respiração Bucal, clique aqui!
 
O tratamento deve ser aliar a Ortopedia dos maxilares e a avaliação de um otorrino. Esta união é de fundamental importância, para proporcionar ao paciente um ajuste adequado da mordida, com alargamento do palato. Trazendo qualidade para a sua respiração e para a sua vida! 
 
As informações utilizadas neste post, foram fornecidas pela Dra. Cristina Barcellos Lopes, Especialista em Ortopedia e Ortodontia. CRO 5554