Menu

Dicas e orientações para aparelho fixo e aparelho móvel

0 Comentários

Um sorriso bem higienizado e com todos os dentes alinhados é o desejo de muitas pessoas, mas para isto muitos precisam recorrer aos aparelhos ortodônticos. Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível. Selecionamos algumas dicas e orientações para cada um dos tipos. Confira:

Aparelho Fixo

  • Não mastigue objetos estranhos.
  •  Evite mastigar qualquer coisa que não seja alimento. Ficar mastigando lápis, clipes e outros objetos só resultará em danos ao seu aparelho dentário e em mais visitas ao ortodontista.
  •  Há quatro tipos de alimentos que você deve evitar: duros, grudentos, espumantes e doces. Exemplos de alimentos duros: gelo, pipoca, nozes. Alimentos grudentos: goma de mascar, caramelo. Bebidas espumantes: todos os refrigerantes. Doces: biscoito, balas e chocolates.
  •  Corte alimentos sólidos em pedaços pequenos.
  •  Ao comer frutas e verduras cruas, como maçãs e cenouras, ou cascas duras de pão, corte esses alimentos em pedaços do tamanho de uma mordida antes de comê-los. Isso reduzirá a pressão sobre o seu aparelho.

E o mais importante: não se esqueça de escovar bem seus dentes entre as refeições e use sempre o fio dental.

Aparelho Móvel

  • O seu aparelho é confeccionado com fios de aço inoxidável e resina acrílica. Uma vez que o aparelho está em contato com a saliva e permanece na boca,  poderá facilmente  reter restos alimentares e acúmulo de placa bacteriana, podendo deixar o aparelho com um odor desagradável.
  • Ao acordar, remova o aparelho e escove-o com sabão de coco ou pasta de dentes (reserve uma escova de dentes só para isso).  Antes de colocar o aparelho, à noite, escove-o com a sua pasta de dentes. Nunca guarde o aparelho sem lavá-lo, pois a saliva, quando seca no aparelho, altera sua aparência e deixa um cheiro desagradável; uma vez por semana recomenda-se o uso de um produto de limpeza profissional, encontrado em supermercados e farmácias. Não utilize água quente.
  • Sempre que tirar o aparelho da boca guarde-o na caixinha. Mantenha a caixinha sempre limpa e seca para evitar odores.
  • Não guarde ou coloque seu aparelho em locais sujos, nem em bolsos, bolsas, pastas ou  gavetas sem a devida embalagem que o acompanha.
  • Jamais permita que outras pessoas experimentem o seu aparelho. Além de anti- higiênico, isto poderá provocar alterações e danos ao mesmo.
  • Muitos tipos de aparelhos bloqueiam o contato da língua e bochechas com os dentes, impedindo desta forma a higienização natural dos dentes. Por isto, evite comer alimentos farináceos (biscoitos) ou os que contenham muito açúcar, entre as refeições. Desta forma você estará evitando cáries.
  • Jamais tente consertar seu aparelho. Se, por qualquer motivo sentir que o aparelho não está se adaptando corretamente em sua boca, comunique o fato a sua dentista.
  • Lembre-se: quando você remove o aparelho, está interrompendo o tratamento, sendo  assim, use-o sempre removendo-o apenas para higiene e refeições.

Agora que você já sabe como funcionam os cuidados com os aparelhos ortodônticos, ficou mais fácil ter um sorriso bonito e saudável! As informações utilizadas neste post foram fornecidas pela Dentista Cláudia B. Michel - CRORS 8370, Especialista em Ortodontia.

Para saber mais sobre Ortodontia, clique aqui e baixe o nosso eBook!