Menu

Blog

Glossário de Saúde Bucal

0 Comentários

Olá, tudo bom?

A Soprevi elaborou um glossário com alguns procedimentos realizados nos consultórios odontológicos.

Esse material tem como objetivo ajudar as pessoas a entenderem melhor o tratamento que será realizado pelo seu dentista. 

Clique no botão abaixo para dowload. 

Leia Mais

Saúde Bucal no Ambiente de Trabalho

0 Comentários

O absenteísmo no ambiente de trabalho é uma das causas na queda da produtividade de muitas empresas. Quando relacionado a ondontologia, é possível minimizar os danos, através do estímulo à prevenção e cuidados com a saúde bucal. 

Clique no botão abaixo para fazer o download do e-book que elaborado para explicar melhor como os cuidados com a saúde bucal dos seus colaboradores pode interferir nos resultados da sua empresa.

 

Conheça nossos planos clicando aqui.

Leia Mais

Soprevi e Fundação Pão dos Pobres

0 Comentários

A Soprevi Saúde Bucal recebeu do Diretor Geral da Fundação Pão dos Pobres, o certificado pelo apoio às crianças e adolescentes da Fundação no ano de 2016.

A Soprevi orgulha-se de ser apoiadora desta Fundação que trabalha na proteção e amparo destas crianças.

Leia Mais

IBOPE Inteligência aponta Alto Índice de Satisfação dos Planos Odontológicos

0 Comentários

Os resultados apresentado pelo IBOPE Inteligência, em pesquisa realizada, a pedido do Instituto de Saúde Suplementar (Iess), aponta o crescimento da satisfação dos usuários de planos odontológicos nos últimos anos.

Porto Alegre e Região Metropolitana são destaques na pesquisa, que apresentou um índice acima da média nacional: 84% dos entrevistados declararam-se satisfeitos ou muitos satisfeitos com o planos, 93% pretende manter o plano odontológico que possuem e 88% indicariam para parentes e amigos. 

Clique abaixo para ler a reportagem completa:

Conheça nosso planos clicando aqui.

Fonte: Revista Exame 

Leia Mais

Saúde Bucal na Infância

0 Comentários

O hábito de escovar os dentes deve ser estimulado desde cedo, é a partir dos dois anos de idade que a criança passa a desenvolver os costumes que irão perdurar pela vida toda.
Muitas vezes essa não é uma tarefa fácil, pois os pequenos são resistentes ao ato de escovar os dentes, nessa hora cabe aos pais o papel de estimular e conscientizar sobre a importância da higiene bucal.


Listamos algumas maneiras de tornar esse momento mais agradável para os pequenos.

- Dê o exemplo:
Muitas vezes as crianças querem imitar os mais velhos, por isso é importante que o exemplo venha dos pais. Faça a escovação completa na frente das crianças, demonstrando o quanto esse hábito pode ser divertido e prazeroso. Esse estímulo fará com que a criança comece a compreender a importância de cuidar da sua própria saúde bucal.

- Incentive a escovação:
Existem várias maneiras de estimular as crianças a escovarem os dentes, é possível encontrar jogos, vídeos, brinquedos, livros e até mesmo aplicativos de celular que incentivam a escovação nas crianças.

- Transforme a hora de escovar os dentes em um momento divertido:
A hora de escovar os dentes não precisa ser visto apenas como uma obrigação durante o dia. Torne o momento agradável, cante, dance, use a criatividade. O importante é despertar o prazer da criança e mostrar os benefícios dos cuidados com a saúde bucal, como dentes bem cuidados e fortes, e a sensação refrescante na boca logo após escovar os dentes. 

- Ambiente Adequado:
Nunca coloque uma criança em cima do vaso sanitário na hora de escovar os dentes, além do risco de acidentes, isso pode impedi-la de escovar os dentes corretamente, por medo de cair ou machucar-se tentando alcançar a torneira na hora de enxaguar a boca.
O ideal é ter um local de apoio firme, como um banco ou escadinha, para que a criança consiga escovar os dentes e alcançar a pia com segurança.

- Seja consciente:
Não assuste seu filho com histórias sobre o “monstro da cárie” ou que ele vai ao dentista para tomar injeção, isso é um erro grave, e pode gerar traumas e consequentemente vir atrapalhar a saúde bucal da criança no futuro.
Explique que ir ao dentista não é um ritual de tortura, mas sim um momento importante para cuidar do sorriso e dos dentes.

- Consulte um Odontopediatra: 
Leve seu filho ao Odontopediatra, ele é especialista em promover saúde bucal nas crianças, estimulando desde cedo os cuidados que serão levados pela vida inteira. O tratamento com crianças requer um cuidado especial e maior atenção psicológica do profissional com o manejo de crianças durante a consulta. 

Fonte: www.minhavida.com.br 

A Soprevi possui diversos odontopediatras credenciados e prontos para cuidar do sorriso da criançada.

Clique aqui para conhecer os nossos planos.  

 

Leia Mais

Efeitos do cigarro na saúde bucal

0 Comentários

Responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável no mundo.
No Brasil estima-se que cerca de 11,3% da população é fumante, o Minitério da Saúde tem como meta reduzir esse número para 9% até 2022.

A Soprevi elaborou esse e-book para mostrar como o cigarro e seus semelhantes podem afetar à sua saúde bucal.

 

 

 

Leia Mais

Dicas da Soprevi para manter o sorriso nesse carnaval

0 Comentários

Estamos a poucos dias do carnaval, por isso nada melhor que relembrar alguns cuidados importantes com o nosso corpo para aproveitar melhor os dias de folia.  

- Alimentação: É importante alimentar-se com opções saudáveis que irão ajudar o organismo a ter energia o suficiente para desfrutar dos bons momentos durante o feriado.

Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (macarrão, pão, frutas, batata), opte por grãos integrais, eles contém fibras e irão fornecer a energia necessária para as longas horas de diversão, inclua verduras e legumes nas refeições, eles são ricos em nutrientes e ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo. Quanto mais colorido o prato, melhor.  Prefira carnes magras como peixes, peito de frango ou peito de peru. Tenha sempre à mão barras de cereais e frutas, elas são ótimas opções para lanches, além de serem alimentos leves e nutritivos, podem ser consumidos durante as festividades.

- Hidratação: Devido à exposição solar e às altas temperaturas de verão, é comum que o corpo perca muito líquido através da transpiração, portanto é importante consumir água, sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco que são ótimos aliados para manter o corpo hidratado. Mas evite refrigerantes, eles possuem baixo potencial de hidratação e contém muito açúcar.

- Bebidas Alcoólicas: Evite o consumo excessivo de álcool que acelera o processo de desidratação. O importante é saber intercalar o seu consumo com muita água e nunca ingerir bebidas alcoólicas de estomago vazio.

-Saúde Bucal: Para manter o sorriso bonito na avenida é importante que alguns cuidados básicos com a higiene bucal não sejam deixados de lado.

Se for passar muito tempo afastado de casa, tenha um kit portátil de higiene bucal, eles são encontrados em farmácias e supermercados, são práticos e possuem todos os itens necessários para garantir uma limpeza completa e cabem no bolso.

 

Essas são algumas dicas da Soprevi para você curtir o seu carnaval do início ao fim.

Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio, aproveite o carnaval e sorria.  

Leia Mais

10 hábitos para uma sáude bucal melhor

0 Comentários

Hábitos saudáveis fazem a diferença no dia-a-dia e cuidar da saúde física e mental, trazem consideráveis benefícios para a qualidade de vida. O cuidado com a saúde bucal também influencia no nosso bem estar, problemas relacionados aos dentes podem evoluir de um pequeno incomodo para doenças mais graves, que poderiam ser evitadas com cuidados diários.

A Soprevi elaborou esse e-book com algumas dicas para ajudar você a manter um belo e saudável sorriso.

Para saber mais informações sobre os 10 hábitos para uma saúde bucal melhor, clique no botão abaixo e tenha acesso ao material gratuito!

Leia Mais

Relação entre saúde bucal e problemas de saúde

0 Comentários

A edição de outubro/novembro/dezembro 2016 da revista Visão Saúde  comentou sobre os cuidados com a saúde bucal:

"O cuidado com a saúde bucal pode significar muito mais do que dentes brancos e um sorriso bonito. Especialistas garantem que uma boca descuidada pode ser a porta de entrada para uma série de enfermidades, incluindo problemas graves no coração, nos rins, nos pulmões e no aparelho digestivo. Estima-se, por exemplo, que até 40% dos casos de endocardite (infecção nas válvulas cardíacas) estejam relacionados com doenças periodontais prévias. As bactérias da boca caem na corrente sanguínea, são transportadas até o coração, alojam-se nas válvulas e dão origem ao problema. Tudo isso pode ser evitado, porém, com a correta higienização diária e visitas periódicas ao odontologista."

Tire todas as suas dúvidas sobre Cáries!

Você pode conferir a edição completa da revista aqui!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Leia Mais

Você sabia? Os Cirurgiões-dentistas podem aplicar Botox!

0 Comentários

O Plenário do CFO (conselho federal de odontologia) autorizou no dia 01/09/2016, os cirurgiões-dentistas a utilizarem a toxina botulínica e os preenchedores faciais para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos. O uso estético dessas substâncias deve ter como finalidade a harmonização facial em sua amplitude. (Fonte: portal CFO) O Botox é um agente paralisante neuromuscular temporário. Usado na Odontologia para fins terapêuticos e estéticos como:

  • Bruxismo
  • Sorriso gengival
  • Distonias
  • Hipersalivação
  • Prevenir rugas
  • Suavizar rugas

É um procedimento feito em consultório, de uma maneira simples, com poucas contra indicações (gestantes e alérgicos a ovo devem evitar esse tratamento) sendo seu resultado muito satisfatório para os pacientes. O Botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é indicado para rejuvenescimento facial em situações que necessitamos melhora do contorno e volume. Algumas contra indicações como diabetes e gravidez devem ser informadas e levadas em conta. Ele é um preenchedor biodegradável absorvido pelo organismo de duração temporária. Ele pode ser aplicado em vários locais do nosso rosto para suavizar as linhas de expressão como no bigode, área acima do lábio superior, lábios entre outros.

Dra. Fernanda Da Broi / CRO 19749

Especialista em Endodontia pela UFRGS

Atualização em Protese e Reabilitação oral sobre dentes e Implantes pelo CEAO Atualização sobre Ácido Hialurônico e Toxina Botulínica na Odontologia pela Sobracom

Leia Mais

Saiba tudo sobre: Implante Dentário

0 Comentários

Os Implantes Dentários são uma ótima solução para quem procura um sorriso natural e saudável. Além disso, lhe darão confiança para comer, sorrir, falar e desfrutar de suas atividades cotidianas sem pensar em seus dentes.

  • Benefícios e vantagens

    Optar pela utilização de implantes dentários pode trazer benefícios como confiança para comer, sorrir, falar e desfrutar das atividades cotidianas naturalmente.

  • Casos indicados

    Saiba quais são os casos em que se indica o uso de implante, seja para suprir a falta de um ou de vários dentes.

  • Cuidados

    Veja quais são os cuidados necessários para manter o implante em boa função e saúde, além dos cuidados de manutenção que são ideais para que o seu sorriso esteja sempre perfeito!

Para saber mais informações sobre Implantes Dentários, clique no botão abaixo e tenha acesso ao material gratuito!

Leia Mais

Saiba mais sobre Câncer Bucal

0 Comentários

O Câncer Bucal é uma doença que se dá no interior da boca, geralmente ocorre nos lábios, principalmente no lábio inferior, em toda a região de mucosa dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. O importante é estar atento aos métodos de prevenção da doença, que são: 

  • Tabaco: o cigarro apresenta diversas substâncias nocivas à saúde e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos  acientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.
  • Bebidas Alcoólicas: o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. Se estiverem associadas ao tabagismo, o risco é maior ainda.
  • Vírus HPV: pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca. Radiação solar: a exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios. 

Para saber mais informações sobre o Câncer Bucal, clique no botão abaixo e tenha acesso ao material gratuito!

Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta rica em gorduras e pobre em proteínas, vitaminas e minerais. O ideal é manter visitas a um profissional de saúde regularmente. Mantenha-se informado sobre a sua saúde e de sua família!

Leia Mais

Os riscos da respiração bucal

0 Comentários

Respirador bucal, é o paciente que respira predominantemente pela boca. Pode parecer um hábito inofensivo, mas respirar pela boca pode gerar muitos problemas para o indivíduo. 

Causas da respiração bucal: as possíveis causas de uma respiração pela boca são diversas, como: obstrução das vias aéreas superiores, desvio de septo, adenoides aumentadas, cornetos inflamados, rinite, asma, entre outros motivos. 
 
Se o paciente for criança, a respiração tende a provocar algumas alterações, como: mordida cruzada posterior, devido à diminuição da largura da maxila (atresia) e aumento da profundidade da mesma, má posição dos dentes, postura baixa da língua, possíveis olheiras, além de rosto fino e nariz estreito. 
 
Com o passar do tempo, a respiração bucal traz diversos hábitos ao paciente, que podem ser prejudiciais: 
- Os lábios tendem a ficar entreabertos e ressecados;
- A postura corporal também pode ficar comprometida, tendendo à inclinação dos ombros e cabeça estirada para frente;
 
Confira mais informações sobre causa, riscos e tratamentos para a Respiração Bucal, clique aqui!
 
O tratamento deve ser aliar a Ortopedia dos maxilares e a avaliação de um otorrino. Esta união é de fundamental importância, para proporcionar ao paciente um ajuste adequado da mordida, com alargamento do palato. Trazendo qualidade para a sua respiração e para a sua vida! 
 
As informações utilizadas neste post, foram fornecidas pela Dra. Cristina Barcellos Lopes, Especialista em Ortopedia e Ortodontia. CRO 5554
Leia Mais

Dicas e orientações para aparelho fixo e aparelho móvel

0 Comentários

Um sorriso bem higienizado e com todos os dentes alinhados é o desejo de muitas pessoas, mas para isto muitos precisam recorrer aos aparelhos ortodônticos. Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível. Selecionamos algumas dicas e orientações para cada um dos tipos. Confira:

Aparelho Fixo

  • Não mastigue objetos estranhos.
  •  Evite mastigar qualquer coisa que não seja alimento. Ficar mastigando lápis, clipes e outros objetos só resultará em danos ao seu aparelho dentário e em mais visitas ao ortodontista.
  •  Há quatro tipos de alimentos que você deve evitar: duros, grudentos, espumantes e doces. Exemplos de alimentos duros: gelo, pipoca, nozes. Alimentos grudentos: goma de mascar, caramelo. Bebidas espumantes: todos os refrigerantes. Doces: biscoito, balas e chocolates.
  •  Corte alimentos sólidos em pedaços pequenos.
  •  Ao comer frutas e verduras cruas, como maçãs e cenouras, ou cascas duras de pão, corte esses alimentos em pedaços do tamanho de uma mordida antes de comê-los. Isso reduzirá a pressão sobre o seu aparelho.

E o mais importante: não se esqueça de escovar bem seus dentes entre as refeições e use sempre o fio dental.

Aparelho Móvel

  • O seu aparelho é confeccionado com fios de aço inoxidável e resina acrílica. Uma vez que o aparelho está em contato com a saliva e permanece na boca,  poderá facilmente  reter restos alimentares e acúmulo de placa bacteriana, podendo deixar o aparelho com um odor desagradável.
  • Ao acordar, remova o aparelho e escove-o com sabão de coco ou pasta de dentes (reserve uma escova de dentes só para isso).  Antes de colocar o aparelho, à noite, escove-o com a sua pasta de dentes. Nunca guarde o aparelho sem lavá-lo, pois a saliva, quando seca no aparelho, altera sua aparência e deixa um cheiro desagradável; uma vez por semana recomenda-se o uso de um produto de limpeza profissional, encontrado em supermercados e farmácias. Não utilize água quente.
  • Sempre que tirar o aparelho da boca guarde-o na caixinha. Mantenha a caixinha sempre limpa e seca para evitar odores.
  • Não guarde ou coloque seu aparelho em locais sujos, nem em bolsos, bolsas, pastas ou  gavetas sem a devida embalagem que o acompanha.
  • Jamais permita que outras pessoas experimentem o seu aparelho. Além de anti- higiênico, isto poderá provocar alterações e danos ao mesmo.
  • Muitos tipos de aparelhos bloqueiam o contato da língua e bochechas com os dentes, impedindo desta forma a higienização natural dos dentes. Por isto, evite comer alimentos farináceos (biscoitos) ou os que contenham muito açúcar, entre as refeições. Desta forma você estará evitando cáries.
  • Jamais tente consertar seu aparelho. Se, por qualquer motivo sentir que o aparelho não está se adaptando corretamente em sua boca, comunique o fato a sua dentista.
  • Lembre-se: quando você remove o aparelho, está interrompendo o tratamento, sendo  assim, use-o sempre removendo-o apenas para higiene e refeições.

Agora que você já sabe como funcionam os cuidados com os aparelhos ortodônticos, ficou mais fácil ter um sorriso bonito e saudável! As informações utilizadas neste post foram fornecidas pela Dentista Cláudia B. Michel - CRORS 8370, Especialista em Ortodontia.

Para saber mais sobre Ortodontia, clique aqui e baixe o nosso eBook!

Leia Mais

Benefícios de uma boa noite de sono

0 Comentários

Estudos mostram que os distúrbios do sono atingem cerca de 30% das pessoas no mundo, e hoje é considerado um problema social grave. Durante o sono normal vários sistemas descansam: ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, relaxamento muscular, redução da produção de urina. Além disso, alguns hormônios são fortemente influenciados pelo sono, como: insulina, que controla as taxas de glicose no sangue; leptina e grelina, que juntos controlam o apetite; hormônios da tireoide, corticoides produzidos pelo organismo; hormônio do crescimento; prolactina, que controla a produção de leite, dentre muitos outros.

Isto explica porque quem não dorme bem tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, não cresce adequadamente, não consegue amamentar bem, tem pressão arterial mais alta, tem maior risco de doenças cardíacas e vasculares, destacando-se acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, dentre outros problemas.

Um dos distúrbios mais comuns que ocorrem enquanto dormimos é o ronco e a apneia. Os dois oferecem riscos para a saúde e podem ser tratados facilmente! Quer saber como se livrar do ronco e apneia? Clique aqui e baixe o nosso eBook!

Veja os 10 mandamentos para uma noite tranquila:

  • Ter horário regular para dormir e despertar
  • Ir para a cama somente na hora de dormir
  • Dormir em ambiente saudável
  • Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir
  • Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica
  • Não exagerar em café, chá e refrigerante
  • Fazer atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir
  • Jantar moderadamente em horário regular adequado
  • Não levar problemas/estresses para a cama
  • Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar

Agora que você já sabe a importância do sono com qualidade, ficou mais fácil ter uma boa noite de descanso! As informações utilizadas neste post foram fornecidas pela Dentista Cláudia B. Michel - CRORS 8370, Dentista do Sono.

 

Leia Mais

Você sabe tudo sobre as cáries?

0 Comentários

A cárie é uma doença que causa a desmineralização do dente, ou seja, perda de estrutura dentária.

Ela ocorre quando temo uma dieta rica em doces e uma higiene bucal incorreta e deficiente. Quando não removemos os restos alimentares adequadamente, propiciamos a formação do biofilme, que é um acúmulo de bactérias. Essas bactérias, principalmente na presença de sacarose, produzem ácidos que em contato com os dentes, causam a desmineralização.

O primeiro sinal visível da lesão cariosa é uma mancha branca opaca que, se não for controlada, evoluirá para uma cavidade. Nesse estágio inicial, podemos paralisar a progressão da doença usando flúor e reforçando a higiene bucal.

Caso isso não ocorra, a lesão de cárie aumentará, provocando dor e podendo evoluir até atingir a polpa dentária, que é o nervo do dente. Tornando-se necessário, então, o tratamento de canal.

Portanto, para a prevenção da cárie é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada, com pouco consumo de açúcar, respeitando o intervalo entre as refeições, evitando as “beliscadas”. Fazer uma correta escovação, com o uso de uma escova dental macia, utilizando sempre uma pasta fluoretada e usando o fio dental. O fio dental tem como função, remover as partículas de alimento e placa que ficam entre os dentes que a escova não é capaz de limpar.

Por fim, é fundamental fazer visitas periódicas ao dentista, para que ele possa prevenir e identificar eventuais problemas de saúde bucal, orientando corretamente o tratamento.

Todas as informações contidas neste post, foram cedidas pela dentista Gisele Simões Martins da Silva, CRO 12621, Especialista em Odontopediatria.

Para saber mais, clique aqui e baixe o nosso eBook sobre Cáries. 

Leia Mais

Conheça as técnicas de clareamento

0 Comentários

Às vezes, somente com a higiene diária não conseguimos alcançar o branqueamento desejado nos nossos dentes. Uma alternativa com ótimos resultados é o clareamento dental. Este post irá esclarecer as etapas e o funcionamento do processo.

Atualmente existem dois tipos de clareamento dental e você poderá entender um pouco mais sobre o tratamento.

O clareamento caseiro

Geralmente são usados produtos à base de peróxido de carbamida, tendo concentrações de 10%, 16% e 22%. O produto é aplicado dentro de moldeiras customizadas, onde o paciente poder usar para dormir ou por 2h/dia.

Clareamento no consultório

Conhecido como clareamento a laser, são utilizados produtos com concentração mais alta, como o peróxido de carbamida a 35% e por menos tempo. Nesta técnica o gel é aplicado pelo cirurgião dentista após a proteção dos tecidos moles (gengiva) e o agente clareador pode ser submetido à aplicação de luz ou calor.

É importante que a partir de então o paciente evite no período do clareamento alimentos e bebidas com corante, por exemplo, café, vinho tinto, açaí, suco de uva, chimarrão, molho shoyo e o cigarro. 

Após o tratamento o paciente pode voltar a ter sua alimentação normal, mas evitando o uso diário desses alimentos para que o clareamento dure por mais tempo. Tempo médio de duração é 2 anos, a partir daí é possível fazer manutenções. 

Tratando-se dos resultados do tratamento, o caseiro dependendo do caso é utilizado de 2 a 4 semanas. O de consultório é realizado por sessão (3 aplicações de 15 min cada), indico no mínimo duas com intervalo de 5 dias entre elas e também a associação das duas técnicas.

Todas as informações contidas neste post, foram cedidas pela dentista Gabriela Prado, CRORS 18884, Especialista em Implantodontia.

Cuide do seu sorriso e da sua saúde!

Para saber mais, clique aqui e baixe o nosso eBook sobre Clareamento. 

Leia Mais

Saiba tudo sobre Gengivite e Periodontite

0 Comentários

A boca é um local repleto de bactérias e por isto, quando não higienizada corretamente estes resíduos podem formar placas bacterianas. Estas placas, podem se transformar em uma Gengivite, que por sua vez quando agravada, pode se tornar uma Periodontite.

O que é Gengivite?

É uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana. A placa bacteriana ou biofilme é uma fina película de bactérias que se forma na superfície dos dentes quando a higiene bucal não é realizada de forma adequada.

Causas: A causa mais comum é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacterina nos dentes e gengiva.

Sintomas: inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, exsudato e sangramento espontâneo ou durante o uso do fio dental.

O que é Periodontite?

Quando não tratamos a gengivite, ela pode evoluir para a periodontite, que é a doença que compromete todos os tecidos de sustentação dos dentes, provocando reabsorção irreversível do osso e fibras ao redor do dente, retração da gengiva e consequentemente mobilidade e perda dentária.

Causa: A periodontite sempre é precedida pela gengivite não tratada, apresentando um grande componente genético, por isso é muito importante prestar atenção na história familiar do paciente.

Sintomas: além dos sintomas da gengivite, o mau hálito, reabsorção óssea, retração de gengival, bolsas periodontais e em casos mais graves mobilidade dentária.

Todas as informações deste post foram cedidas pela dentista Daniela Poletto, CRO 11246, Especialista em Periodontia.

Para saber mais, clique aqui e baixe o nosso eBook sobre Gengivite. 

 

 

Leia Mais